TRANSPORTE DE CARGAS PORTUÁRIAS

O transporte de cargas com a globalização vem sendo objeto de inovações e especializações contínuas. As cargas podem ser transportadas de acordo com suas características adequando-se aos modais rodoviário, ferroviário, dutoviário, aéreo e marítimo, tanto no comércio doméstico como no comércio internacional.

A competição global leva os países a se orientarem em busca de novos mercados muitas vezes ultrapassando as barreiras impostas pelas proteções internas de cada um. Os países encontram-se em um processo irreversível decorrente da crescente internacionalização das economias mundiais e a conformação de um mercado cada vez mais globalizado.

Tendo em vista a tendência do aumento do tamanho dos navios, a curva crescente da conteinerização e a especialização cada vez maior do mercado de transporte marítimo de longo curso, em especial os Liners Shipping, nota-se os impactos ocorridos nos Portos do Rio  de Janeiro.

1/6

Com o aumento significativo de movimentação de carga no Porto do Rio de Janeiro, e terminais portuários ampliando suas capacidades residentes em recursos e processos tecnológicos, vêm ocorrendo uma adequação do setor de transporte marítimo à realidade econômica mundial e às condições brasileiras, adaptando-se às tendências.